Winpower, SA

Winpower, SA

No âmbito deste projecto a EST celebrou um contrato com a Winpower, SA,

 tendo como objetivo a construção de 3 centrais termoeléctricas com um total de 9MW, nas ilhas de Santo Antão, Fogo e São Nicolau.

Em Santo Antão, localidade de Porto Novo, a geração é efetuada a 6.6kV e é composta por dois motores de combustão HFO/MDO, com 1.67MW cada. A distribuição para a rede elétrica local é composta por 13 painéis de Média Tensão a um nível tensão de 20kV. No passado mês de Junho, realizou-se a entrada em funcionamento da central de Santo Antão.

Na ilha do Fogo, localidade de São Filipe, a central é em tudo idêntica à central de Santo Antão.

Em São Nicolau, na localidade Tarrafal, a geração é efetuada a 0.4kV, e é composta por dois motores de combustão MDO, com 1.14MW cada. A distribuição para a rede elétrica local é constituída por 10 painéis de Média Tensão a um nível tensão de 20kV.

De uma forma global, a responsabilidade da EST engloba o projeto elétrico, o fornecimento e instalação dos equipamentos elétricos (quadros BT, quadros MT, instrumentos, iluminação, tomadas, cabos, caminhos de cabos).

Além do referido anteriormente, a EST é também responsável pelo desenvolvimento e conceção do sistema de supervisão, comissionamento e colocação em serviço de toda a instalação elétrica BT/MT, incluindo as proteções elétricas de rede/geração e o sistema de supervisão.

Este projeto envolve um total de 15 colaboradores EST.